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Devido ao aumento significativo de roubos de veículos principalmente na Alemanha, as companhias de seguro com o apoio do governo, impuseram as montadoras alemãs a utilizarem um sistema anti-furto mais eficiente que os simples alarmes sonoros existentes. Foram criados então os “Sistemas Imobilizadores de Veículos” os quais utilizam a tecnologia de Rádio Freqüência (RFID – Rádio Frequency Identification), denominados de sistemas com transponders. Devido ao grande benefício esse sistema foi utilizado rapidamente pelas maioresmontadoras mundiais (Ford, GM, Toyota, VW, etc.) e sabemos hoje de que quase 100% da produção de veículos na Europa e Estados Unidos (2001) já são equipados com esse sistema.

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A palavra transponder é o resultado da junção de “transmitter + responder”, ela foi utilizada pela primeira vez por volta de 1944.

Existem dois tipos básicos de transponders. O primeiro grupo é formado pelos transponders “elétricos”, esses não se limitam a pequenas áreas de transmissão e podem transmitir sinais de poucos centímetros a quilômetros, como os usados em satélites e aviões (foram usados na segunda guerra mundial para identificar aviões inimigos de aviões aliados); nesse sistema faz-se necessário que o transponder esteja permanentemente energizado ou seja é necessário que o transponder esteja ligado à eletricidade.

O segundo grupo é chamado de transponders “magnéticos”, esses são passivos, só emitem sinal quando se aproximam de um campo magnético, sua freqüência de operação é de 125 Khz e seu alcance restringe-se a no máximo 15 centímetros.

Os transponders utilizados nos sistemas imobilizadores são do tipo “magnético” só emitem o sinal quando da proximidade de um campo magnético, no caso, a bobina (antena) localizada junto ao cilindro de ignição do veículo.
Programação de chaves

Chaves codificadas em geral:

  • Cópias de chaves com transponders
  • Cópias de chaves com telecomando (alarme).
  • Cópias de chaves pantográficas.

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